Rejuvenescimento

espec_16-1O envelhecimento é consequência de diversos fatores intrínsecos e extrínsecos que interagem entre si. A pele é o órgão que mais reflete os efeitos da passagem do tempo, pois além do processo de envelhecimento natural existem fatores capazes de “acelerar” o trabalho do relógio biológico na pele, são eles: radiação ultravioleta, o excesso de consumo de álcool, o abuso de tabaco, a poluição ambiental, falta de sono, depressão, dentre outros.

O resultado do envelhecimento da pele são vários: rugas, manchas escurecidas (efélides e melanoses solares), perda de elasticidade, flacidez e perda de volume.

A procura por métodos que possam reduzir os efeitos do envelhecimento na pele é frequente causa de consulta ao dermatologista. Esse tratamento deve ser individualizado e bem indicado de acordo com o objetivo do tratamento em cada paciente, levando-se em consideração suas particularidades, prioridades e tipo de pele.

O uso de cremes de aplicação local associado ao uso de protetor solar deve ser indicado para o tratamento de prevenção do envelhecimento, porém existem diversas opções de procedimentos que são capazes de promover o rejuvenescimento:

– Toxina Botulínica: é um dos métodos mais utilizados para rejuvenescimento facial devido a sua capacidade de tratar as rugas e linhas de expressão. A toxina botulínica age nos músculos de expressão facial , bloqueando as rugas de expressão causando seu relaxamento temporário e consequentemente reduzindo as rugas e linhas de expressão que são resultado da contração muscular, tais como as linhas da testa e “pés de galinha”. Após a aplicação da toxina, que é realizada em consultório, o paciente perceberá o resultado em cerca de dez dias, conferindo a aparência de uma face mais relaxada e rejuvenescida, porém, de forma natural, sem que os movimentos faciais sejam comprometidos. Por isso, a aplicação das injeções de toxina botulínica deve ser realizada com cuidado a fim de aplicar a melhor dose e no local adequado para evitar efeitos indesejáveis e manter a aparência natural. Os efeitos da aplicação duram cerca de seis meses, sendo necessário repetir o tratamento ao final desse período.

– Preenchimento facial: com o processo do envelhecimento perdemos volume facial e, consequentemente, surgem os sulcos, rugas, vincos e depressões na face. O preenchimento dessas áreas é realizado com ácido hialurônico, uma substância presente na nossa pele, mas que perdemos ao longo dos anos. O ácido hialurônico atua preenchendo as áreas de sulcos, rugas, depressões e perda de volume, sendo utilizado para “moldar” a face a fim garantir harmonia facial. É muito utilizado para preencher sulco nasolabial (bigode chinês), lábios, olheiras, região da maçã do rosto e inúmeras áreas que apresentem redução de volume tecidual. Atualmente realizamos correções de algumas imperfeições do nariz e também aumento de queixo(mento). Recentemente uma técnica chamada MD Codes permitiu remodelar a face, reposicionando a flacidez e rejuvenescendo muito a face utilizando apenas preenchimento.

O procedimento é realizado em consultório, é rápido e não necessita nem mesmo de anestesia. Usamos pomadas ou cremes anestésicas que praticamente tornam o procedimento indolor. A duração do efeito do preenchimento varia de 16 a 25 meses dependendo do local tratado e do material utilizado.

– Laser CO2 fracionado: esse laser tem atração pela água e age na pele formando múltiplas colunas de aquecimento cercada por áreas de pele sã. Dessa forma, ocorre estímulo à formação de colágeno da área tratada com o laser, originando um tecido novo, mais firme e saudável, eliminando as imperfeições da pele.

É indicado principalmente para o tratamento de rugas, para “resurfacing” (que é a renovação da superfície da pele após a aplicação do laser, trazendo rejuvenescimento facial) e para tratar manchas na pele. A aplicação do laser demora cerca de 20 minutos e, após o procedimento, a região tratada fica avermelhada e levemente inchada por um dia conforme o laser de CO2 fracionado, depois formam-se crostas(casquinhas) discretas e a pele retorna ao normal em 5 a 7 dias. As sessões podem ser semestrais ou anuais.

– Laser Erbium Glass ou Laser Nd:YAP 1340nm: são lasers que tem pouca afinidade pela água presente na pele, formando áreas de coagulação nas camadas profundas da pele a fim de estimular síntese e remodelação do colágeno para recuperar a lesão causada pelo laser. Esse laser, não causa lesões na superfície da pele, por isso o efeito da aplicação é uma vermelhidão bastante discreta com rápida recuperação e dor mínima. É indicado para tratar o envelhecimento leve e traz, como vantagens, rápida recuperação e mínimos efeitos colaterais.

– Laser erbium YAG intraoral: o músculo da face encontra-se aderido à mucosa interna da boca, porém distante da superfície da pele, dessa forma a aplicação do laser intraoral diretamente na mucosa da boca atinge os músculos da face de forma mais efetiva a fim de promover a contração muscular e, consequentemente, o efeito de ‘lifting’ facial. É indicado para tratar a flacidez facial leve e sua aplicação não traz sinais na superfície da pele e a dor é mínima.

-Infravermelho: essa tecnologia emite luz no espectro infravermelho que é capaz de aumentar a temperatura do tecido e estimular a formação de colágeno na derme, camada mais profunda da pele. O resultado é o estiramento da pele, garantindo firmeza e tônus. É indicado para tratar flacidez leve de face e pescoço, sendo necessário em média três sessões para atingir o objetivo do tratamento, porém o resultado é imediato e logo após a primeira sessão é possível observar o efeito “lifting” na pele. O procedimento dura cerca de 40 minutos e é indolor. Durante o tratamento os pacientes sentem o aquecimento da pele que, por atingir as camadas mais profundas, não traz alterações à superfície, evitando qualquer sinal do tratamento na superfície da pele o que permite que após a sessão as pacientes retornem ao trabalho ou frequentem uma festa no mesmo dia.

– Ultrassom microfocado: essa tecnologia utiliza energia para aquecer a derme profunda e o músculo a fim de estimular a produção de colágeno e a contração e tonificação muscular. Dessa forma, melhora o tônus da pele e proporciona um efeito de “lifting” facial. O ultrassom microfocado é ideal para tratar a flacidez moderada de face e pescoço, sendo capaz de definir o contorno da mandíbula, levantar a bochecha e proporcionar firmeza à região do pescoço. É um procedimento realizado em consultório com duração de cerca de 40 minutos e que por atingir áreas mais profundas da pele e camada muscular, não traz alterações à superfície da pele, permitindo que os pacientes retornem às atividades diárias após o procedimento.

– Radiofrequência fracionada microagulhada: A radiofrequência fracionada é uma tecnologia que provoca aquecimento controlado na derme estimulando áreas de remodelação do colágeno. O sistema de radiofrequência associado à microagulhas é uma técnica moderna que é capaz de penetrar a camada superficial da pele com microagulhas para atingir diretamente a derme. Atua no rejuvenescimento facial ao estimular colágeno, tratar as rugas, tratar as manchas da pele e a superfície da pele como um todo garantindo um rejuvenescimento global. Excelentes resultados na flacidez das pálpebras inferiores e pescoço. O tratamento é realizado em cerca de 30 minutos, a dor é considerada leve e após a realização do procedimento ocorre vermelhidão no local tratado. O número de sessões depende do objetivo do tratamento, devendo ser individualizado em cada caso.