Remoção de Tatuagem a Laser

13

Remoção de Tatuagem a Laser

As modernas tecnologias permitem remover tatuagens de maneira mais rápida que no passado, com menos dor e melhores resultados.

A tatuagem foi um modismo nas últimas três décadas e ainda é uma tendência principalmente dos mais jovens.

Tatuar o corpo é uma arte milenar. Iniciou com tribos indígenas em vários continentes.

Após a evolução global houve um período grande de preconceito em relação aos tatuados, porém com a inserção de pinturas em artistas, modelos e jogadores de vários esportes cada vez mais foi ficando aceita pela sociedade e invadiu todas as classes sociais.

Porém quando uma pessoa realiza uma tatuagem ela não imagina que aquela idade, fase, intenção, moda ou tendência irá passar e isto é uma certeza.

Houve muitas modas e tendências e assisti isto pessoalmente. Houve a moda de monstros, iniciais, dragões, duendes, bruxas, estrelas, borboletas, letras japonesas, tribal, flores, lua e sol, significados espirituais, frases religiosas, nomes em homenagens. Cada modismo teve seu momento e agora?

É importante lembrar que uma porcentagem da população pode conviver bem a vida toda com uma ou outra tatuagem, porém realizamos uma pesquisa extensa no hospital de base onde entrevistamos 50 pacientes tatuados aleatórios na sala da espera, ou seja, evitamos uma pesquisa tendenciosa com quem gostaria de removê-las. A grande maioria respondeu que se voltasse no tempo não teria realizado todas ou uma ou outra tatuagem. 55% responderam que gostariam de removê-las se possível.

Para remover tatuagens o laser é a melhor opção.

Quando iniciamos a remoção de tatuagens a laser em 2003, necessitávamos de várias sessões, os lasers eram extremamente doloridos e então era necessário uma anestesia local com injeção de anestésico. As sessões eram demoradas e poucas cores eram removidas.

Investimos muito em equipamentos para diversas cores e atualmente é possível remover tatuagens sem anestesia, existem específicos lasers para cada cor, pomadas anestésicas e refrigeração para diminuir a sensação de dor. Conforme o tamanho da tatuagem poucos minutos são necessários em cada sessão.

O número de sessões com os modernos lasers variam em média de 8-12 sessões, mas isto pode variar de paciente para paciente para mais ou menos sessões, conforme a quantidade de pigmento colocada, área do corpo tatuada, número de cores, tatuagens retocadas, e se foi profissional ou amadora (sai mais rápido).

Oriento sempre meus pacientes a evitarem realizar tatuagem pois os modismos e tendências mudam constantemente, nossa pele envelhece e nossa percepção do corpo muda constantemente, porém para aqueles que já fizeram e arrependeram-se digo o seguinte: todos nós fazemos erros e acertos na vida. Quando consideramos que erramos podemos procurar consertar aquele erro e tomar mais cuidado na hora de uma nova decisão. Neste caso, o laser pode corrigir este arrependimento.

Dr. Carlos Roberto Antônio
CRM: 83817