Clínica Pelle Dermatologia

Tecnologia a favor do crescimento de cabelos

Você já imaginou que quem tinha pais ou avós carecas iriam com certeza, devido a genética, ficar carecas?

Isto foi no passado. Atualmente existem opções terapêuticas fantásticas que podem não apenas inibir a queda como promover o aumento capilar e evitar a calvície.

Tudo isto ocorreu devido aos avanços tecnológicos, avanços em tratamentos de medicamentos locais (de passar) e orais (de tomar).

A evolução começa em equipamentos que podem analisar o grau de calvície, a quantidade comparativa de queda, a análise do couro cabeludo, descamação (caspa), irritação, qualidade do fio de cabelo. É possível analisar toda a estrutura dos fios, sua raiz, cutícula e pontas.

Quanto aos tratamentos eles foram evoluindo gradativamente nos últimos 7 anos.

Inicialmente surgiram os bonés de LED, que são luzes como as de natal, porém extremamente dopadas, ou seja, com a sua potência intensificada e então promovem estímulo da circulação dos cabelos e do colágeno promovendo aumento dos cabelos. Atualmente existem bonés de LED que podem ser acionados pela bateria do celular ou no próprio veículo enquanto dirigi. Você pode usá-lo a qualquer momento em sua casa vendo WhatsApp ou tv.

Depois vieram os lasers que podem estimular novos fios, circulação e ainda trocar o tecido envelhecido e fios frágeis por fios mais fortes. O laser mais conceituado é o Erbium glass.

Também aliado a toda esta evolução tecnológica surgiram a possibilidade de injetar nas áreas desejadas as substâncias mais comprovadas no aumento capilar como minoxidil, finasterida, dutasterida, fatores de crescimento e vitaminas.

Estas substâncias antes aplicadas apenas localmente com eficácia leve evoluíram para a possibilidade de atingirem mais eficazmente seu alvo através da infiltração (injeção local). Assim com os injetáveis o minoxidil aumenta a circulação capilar, aumentando sua nutrição, a finasterida e dutasterida inibem a enzima que faz cair o cabelo em pessoas com o componente genético, as vitaminas que aumentam a nutrição dos cabelos e também os fatores de crescimento que estimulam novos fios.

Em 2012 tivemos a ideia de associar todas estas inovações em um único tratamento e em 2017 realizamos a primeira publicação científica mundial no assunto.

O estudo foi realizado em homens e mulheres com calvície genética ou em períodos de maior queda devido a diversos fatores.

Atualmente temos mais de 300 pacientes tratados com índice de satisfação superior a 85% conforme o estudo publicado. Importante salientar que o tratamento requer manutenção quando é genético.

Ainda há medicamentos de tomar e de aplicar que realmente promovem resultados incríveis.

Para casos avançados de calvície há técnicas de transplante capilar onde podem ser retirados fio a fio sem deixar cicatriz e com a possibilidade de colocação de uma maior quantidade.

Nós amamos a dermatologia e a evolução da medicina pois a mesma pode propiciar possibilidades de melhora nunca antes imaginada.

A população mundial com calvície tem esta possibilidade há alguns anos e São José do Rio Preto é uma referência a todos.

Dr. Carlos Roberto Antonio
Dermatologista
CRM:83.817 RQE: 39231

Dr. João Roberto Antonio
Dermatologista
CRM/SP 11.784 RQE 239

Dr. Paulo Miranda
Cirurgião Plástico
CRM/SP 108.754 - RQE 36851